A REPORTAGEM

A reportagem é um dos gêneros mais nobres em jornalismo. Além disso, a reportagem é o gênero que permite uma maior criatividade, estando ligada à subjetividade de quem a escreve. No fundo, trata-se de “contar uma história”, segundo um ângulo escolhido pelo jornalista que a investigou. Feita a investigação, o jornalista parte dos fatos e constrói uma história integrando citações dos personagens que nela participam e/ou citações de documentos importantes para a validação e comprovação dos fatos apresentados.

Jean-Luc Martin-Lagardette, num livro intitulado “Manual de escrita jornalística: escrevo – informo – convenço”, classifica a reportagem do seguinte modo: “É um gênero muito apreciado por ser um testemunho direto encenado com arte. Anima-o, dá-lhe cores, relevo, humanidade. Exige tempo e disponibilidade, pois é necessário ir ao terreno. Utiliza-se o mais freqüentemente possível, nem que seja para dar vida a um acontecimento que, sem isso, permanece baço e impessoal”.

Tal como a entrevista, uma reportagem também deve ser preparada. Até porque, uma boa e grande reportagem envolve investigação, seleção das melhores fontes, leitura de documentos, conversa com os diferentes protagonistas ou personagens envolvidos na história e exige que se capte o ambiente onde decorrem ou decorreram os acontecimentos.


(Fonte Ciência Viva)

0 comentários:

Postar um comentário